Fiat Idea é remodelado para 2011

O Fiat Idea passa por sua primeira reforma depois de cinco anos no mercado brasileiro. Como a marca também está em processo de mudança dos motores 1.8 utilizados em seus modelos, o monovolume estreia os motores 1.6 16V e 1.8 16V da FPT. Por dentro, mudam os assentos, volante e detalhes estéticos. Entre as novidades, está a chegada de uma nova versão.
Na linha 2010/2011, 7 versões compõem o catálogo do Idea, com três opções de motorização (1.4, 1.6 16V e 1.8 16V). As nomenclaturas ELX e HLX dão espaço para a Attractive (básica) e a Sporting, cujo principal apelo é o visual esportivo. Outra mudança é a oferta do câmbio automatizado, o Dualogic, para as versões Essence e Sporting. Até então, apenas o Idea Adventure poderia receber esta opção. A chegada da Essence, única a vir com propulsor 1.6, preenche uma lacuna de preços anterior à faixa dos R$ 50.000.
Traseira tem aparência mais alta, por conta dos artifícios de design
Traseira tem aparência mais alta, por conta dos artifícios de design
Com a missão de assumir o posto de versão de entrada, o Idea Attractive 1.4 vem de série com chave do tipo canivete com controle remoto, porta-malas com acionamento elétrico, direção hidráulica, repetidores das setas nos retrovisores, volante com regulagem de altura, computador de bordo, vidros e travas elétricas. As demais versões contém os mesmos equipamentos, com a adição de outros. Apenas o Adventure 1.8 tem air bags e freios ABS na lista de fábrica. Os demais podem receber os equipamentos de segurança como itens opcionais. O Locker, dispositivo que bloqueia o diferencial, também é opcional.
VEJA OS PREÇOS DA LINHA IDEA:
- Idea Attractive 1.4 8V: R$ 43.590
- Idea Essence 1.6 16V: R$ 45.610
- Idea Essence 1.6 16V Dualogic: R$ 47.720
- Idea Sporting 1.8 16V: R$ 54.280
- Idea Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 56.390
- Idea Adventure 1.8 16V: R$ 56.900
- Idea Adventure 1.8 16V Dualogic: R$ 59.010

Interior teve poucas mudanças; novos volantes e novo grafismo no quadro de instrumentos
Interior teve poucas mudanças; novos volantes e novo grafismo no quadro de instrumentos
A nova dianteira alinha-se ao estilo frontal utilizado no restante da linha Fiat, lembrando fortemente o Punto. Na lateral, apenas os retrovisores receberam mudanças, ganhando espelho maior para favorecer a visibilidade.
A tampa do porta-malas teve tanta atenção quanto a dianteira, algo raro em reestilizações deste porte. A área envidraçada cresceu, bem como as lanternas. Seu principal destaque é a adoção de leds, substituindo as lâmpadas convencionais. O novo corte da porta inclui dois vincos pronunciados, dando a impressão de que o carro é maior do que realmente é. Além disso, a caixa que abriga a placa desceu para o para-choque, deixando o aspecto geral mais limpo.
Idea Essence é a versão intermediária e utiliza o inédito motor 1.6 16V da FPT
Idea Essence é a versão intermediária e utiliza o inédito motor 1.6 16V da FPT
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A Sporting, configuração esportiva da Fiat, já conhecida no Stilo e Punto, chega ao Idea para mudar a fama de ?familiar? do monovolume. No entanto, o apelo esportivo limita-se ao visual. O acabamento tem cores exclusivas, spoilers, rodas exclusivas, moldura negra nos faróis e, como opcional, o teto solar panorâmico. As lanternas traseiras são transparentes, diferenciando a versão das demais.
SAIBA QUAIS MOTORES EQUIPAM O NOVO IDEA
1.4 Flex
É o mesmo utilizado na linha ELX, capaz de desenvolver 81 cavalos e torque de 12,4 kgfm a 2.250 com álcool no tanque. Nesta versão de motor não houve modificações mecânicas.

Idea Sporting traz apelo esportivo ao monovolume familiar
Idea Sporting traz apelo esportivo ao monovolume familiar
1.6 16V
Esta opção intermediária, oferecida no Idea Essence, é produzido pela FPT, Fiat Powertrain, empresa do Grupo Fiat que passará a fornecer os trens de força de toda a linha. Gera 117 cv e torque de 16,8 kgfm a 4.500 rotações. Sua vantagem é ser uma opção com mais fôlego que o 1.4, mas sem onerar demais o consumo, como ocorria na antiga 1.8 compartilhado com a Chevrolet. Além disso, tem funcionamento suave e silencioso. Na minha opinião, é o melhor custo-benefício entre as três.

"Tuning" na lanterna é o diferencial da traseira
"Tuning" na lanterna é o diferencial da traseira
1.8 16V
Substitui o antigo 1.8 8V de origem GM, oriundo de uma parceria que a Fiat tinha com a montadora americana. Com o fim do contrato entre as marcas, a italiana teve de substituir seus propulsores desta cilindrada. A novidade desenvolve 132 cavalos de potência máxima e 18,9 kgfm de torque a 4.500 rpm. Agrada pelo torque e potência, oferecendo boas respostas ao acelerador. Não chega a ter pegada esportiva, mas impressiona nas retomadas. Sua grande vantagem é não ser ruidoso como o motor Chevrolet. Também não transmite tanta aspereza como o anterior.

Versão Adventure ganhou cromo na grade do radiador e molduras quadradas nas caixas de roda
Versão Adventure ganhou cromo na grade do radiador e molduras quadradas nas caixas de roda
Suporte do estepe foi reestilizado e agora conta com abertura elétrica
Suporte do estepe foi reestilizado e agora conta com abertura elétrica




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