O Fiat Idea passa por sua primeira reforma depois de cinco anos no mercado brasileiro. Como a marca também está em processo de mudança dos motores 1.8 utilizados em seus modelos, o monovolume estreia os motores 1.6 16V e 1.8 16V da FPT. Por dentro, mudam os assentos, volante e detalhes estéticos. Entre as novidades, está a chegada de uma nova versão.
Na linha 2010/2011, 7 versões compõem o catálogo do Idea, com três opções de motorização (1.4, 1.6 16V e 1.8 16V). As nomenclaturas ELX e HLX dão espaço para a Attractive (básica) e a Sporting, cujo principal apelo é o visual esportivo. Outra mudança é a oferta do câmbio automatizado, o Dualogic, para as versões Essence e Sporting. Até então, apenas o Idea Adventure poderia receber esta opção. A chegada da Essence, única a vir com propulsor 1.6, preenche uma lacuna de preços anterior à faixa dos R$ 50.000.
Com a missão de assumir o posto de versão de entrada, o Idea Attractive 1.4 vem de série com chave do tipo canivete com controle remoto, porta-malas com acionamento elétrico, direção hidráulica, repetidores das setas nos retrovisores, volante com regulagem de altura, computador de bordo, vidros e travas elétricas. As demais versões contém os mesmos equipamentos, com a adição de outros. Apenas o Adventure 1.8 tem air bags e freios ABS na lista de fábrica. Os demais podem receber os equipamentos de segurança como itens opcionais. O Locker, dispositivo que bloqueia o diferencial, também é opcional.VEJA OS PREÇOS DA LINHA IDEA:
- Idea Attractive 1.4 8V: R$ 43.590
- Idea Essence 1.6 16V: R$ 45.610
- Idea Essence 1.6 16V Dualogic: R$ 47.720
- Idea Sporting 1.8 16V: R$ 54.280
- Idea Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 56.390
- Idea Adventure 1.8 16V: R$ 56.900
- Idea Adventure 1.8 16V Dualogic: R$ 59.010
A nova dianteira alinha-se ao estilo frontal utilizado no restante da linha Fiat, lembrando fortemente o Punto. Na lateral, apenas os retrovisores receberam mudanças, ganhando espelho maior para favorecer a visibilidade.
A tampa do porta-malas teve tanta atenção quanto a dianteira, algo raro em reestilizações deste porte. A área envidraçada cresceu, bem como as lanternas. Seu principal destaque é a adoção de leds, substituindo as lâmpadas convencionais. O novo corte da porta inclui dois vincos pronunciados, dando a impressão de que o carro é maior do que realmente é. Além disso, a caixa que abriga a placa desceu para o para-choque, deixando o aspecto geral mais limpo.
A Sporting, configuração esportiva da Fiat, já conhecida no Stilo e Punto, chega ao Idea para mudar a fama de ?familiar? do monovolume. No entanto, o apelo esportivo limita-se ao visual. O acabamento tem cores exclusivas, spoilers, rodas exclusivas, moldura negra nos faróis e, como opcional, o teto solar panorâmico. As lanternas traseiras são transparentes, diferenciando a versão das demais.
SAIBA QUAIS MOTORES EQUIPAM O NOVO IDEA
1.4 Flex
É o mesmo utilizado na linha ELX, capaz de desenvolver 81 cavalos e torque de 12,4 kgfm a 2.250 com álcool no tanque. Nesta versão de motor não houve modificações mecânicas.
1.6 16V
Esta opção intermediária, oferecida no Idea Essence, é produzido pela FPT, Fiat Powertrain, empresa do Grupo Fiat que passará a fornecer os trens de força de toda a linha. Gera 117 cv e torque de 16,8 kgfm a 4.500 rotações. Sua vantagem é ser uma opção com mais fôlego que o 1.4, mas sem onerar demais o consumo, como ocorria na antiga 1.8 compartilhado com a Chevrolet. Além disso, tem funcionamento suave e silencioso. Na minha opinião, é o melhor custo-benefício entre as três.
1.8 16V
Substitui o antigo 1.8 8V de origem GM, oriundo de uma parceria que a Fiat tinha com a montadora americana. Com o fim do contrato entre as marcas, a italiana teve de substituir seus propulsores desta cilindrada. A novidade desenvolve 132 cavalos de potência máxima e 18,9 kgfm de torque a 4.500 rpm. Agrada pelo torque e potência, oferecendo boas respostas ao acelerador. Não chega a ter pegada esportiva, mas impressiona nas retomadas. Sua grande vantagem é não ser ruidoso como o motor Chevrolet. Também não transmite tanta aspereza como o anterior.